As crianças mais pequenas e as mais velhas encontrarão o seu próprio
É uma boa tradição da comunidade de rua celebrar o Dia da Criança em conjunto todos os anos. Tornou-se uma tradição e, pelo décimo ano, todas as crianças do bairro se reúnem neste dia num local combinado. Para celebrar as suas férias em conjunto. O programa dos primeiros cinco anos foi bastante simples de preparar. A maioria das crianças participantes tinha aproximadamente a mesma idade. Por volta dos seis anos de idade. E o programa, que os pais tinham preparado cuidadosamente, desenvolveu-se a partir daí. O passo mais importante foi o fecho da entrada da rua. Isto criou um espaço seguro no qual as crianças passaram uma tarde agradável. As competições desportivas apropriadas à idade foram a base, com os pequenos escarumbas a puxarem uma corda, a saltarem para um saco ou a jogarem um jogo de dodgeball. O passatempo preferido das crianças foi a pintura final diretamente no asfalto da estrada. Terminava com a entrega de prémios e de doces recompensas.
Com o passar do tempo, as crianças cresceram e juntaram-se mais jovens. A organização era um pouco mais difícil, mas no final conseguíamos sempre formar equipas mistas. Nelas competiam tanto os mais pequenos como os mais velhos. Por vezes, não era sem lágrimas que se perdia a competição. Mas as crianças não queriam perder a celebração do feriado. Mas como combinar diversão para um grupo etário tão diverso? E foi aí que as próprias crianças arranjaram uma solução. Um grupo de adultos organizou um dia infantil para os seus amigos mais novos. As crianças dividiram-se em dois grupos. O primeiro – com menos de dez anos, o segundo – com os mais velhos. Pela primeira vez, os pais não se preocuparam com o seu programa. Só lhes restou fornecer lanches e salsichas para a fogueira da noite.
O grupo de crianças mais velhas reuniu-se e discutiu ideias durante um mês antes da data marcada. E preparou uma divertida pista de batalha para os seus pequenos amigos. O espaço ideal era um bosque próximo onde se pudesse montar uma estação de tarefas. As crianças mais velhas não se limitaram a inventar as dez paragens. No dia anterior, prepararam tudo. E no final, verificaram como os mais novos se estavam a sair. Foi divertido para todos.