Os conselhos de escola são organizações inúteis?
Atualmente, quase todas as escolas primárias e secundárias têm um conselho escolar. Em princípio, este sistema destina-se a aumentar o interesse dos alunos e estudantes pelos acontecimentos escolares e a permitir que os participantes sintam que podem mudar para melhor o mundo que os rodeia através das suas actividades. É claro que os conselhos executivos nem sempre são organizações vibrantes e funcionais. Por vezes, a “participação voluntária obrigatória” das crianças é puramente formal e a assembleia torna-se um grupo de pessoas que apenas passam o tempo. No entanto, este artigo apresenta exemplos positivos de assembleias escolares activas, criativas e colaborativas.
Como se formam e funcionam as assembleias de escola activas?
Um pré-requisito para o bom funcionamento do parlamento escolar é que os educadores encorajem ativamente as crianças a interessarem-se pelo trabalho no parlamento. A tradição, a história e as actividades desta organização nas escolas também desempenham um papel importante. É sempre uma boa ideia misturar membros que já são activos com novos membros que ainda estão a aprender o seu papel no funcionamento da assembleia. Por este motivo, é aconselhável realizar todos os anos uma eleição suplementar para os alunos que saem da escola. Desta forma, os alunos mais jovens que não participaram anteriormente na autonomia da escola tornam-se novos membros do conselho. Desta forma, assegura-se a continuidade do conselho de escola. Outro aspeto importante é a ordem de trabalhos da assembleia, que deve especificar objectivos com os quais todos os membros da assembleia se possam identificar. Ao mesmo tempo, o programa deve refletir as suas necessidades e desejos.
Exemplos de actividades do conselho escolar
Exemplos típicos de actividades do conselho escolar incluem a melhoria do ambiente e dos arredores da escola (pintura, desenho, áreas de descanso), a melhoria do ambiente escolar e a organização de mais actividades de lazer. As actividades de apoio a causas caritativas são também comuns (por exemplo, ajudar animais em vias de extinção, ajudar crianças em África). O mais interessante, porém, são os eventos que geram fundos para os alunos utilizarem em boas causas. As feiras escolares, em que os alunos vendem produtos que fabricaram com os seus professores, são um bom exemplo disso. A utilização dos fundos angariados é decidida por votação de todos os alunos da escola através dos seus representantes no conselho escolar. Os fundos utilizados para comprar jogos de tabuleiro para o lar de idosos pareceram muito impressionantes. Os jogos de tabuleiro são jogados não só pelos idosos entre si, mas também pelas crianças da escola com os idosos. Isto cria amizades intergeracionais mutuamente enriquecedoras.
Os exemplos de boas práticas acima referidos justificam a existência de conselhos escolares bem geridos. Ativar crianças e professores, promover a sensibilização para a escola, melhorar o clima escolar através da partilha de experiências e ajudar as crianças a desenvolver competências que lhes permitam participar de forma significativa na sociedade e na vida adulta.
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Os conselhos de escola são organizações inúteis?
Atualmente, quase todas as escolas primárias e secundárias têm um conselho escolar. Em princípio, este sistema destina-se a aumentar o interesse dos alunos e estudantes pelos acontecimentos escolares e a permitir que os participantes sintam que podem mudar para melhor o mundo que os rodeia através das suas actividades. É claro que os conselhos executivos nem sempre são organizações vibrantes e funcionais. Por vezes, a “participação voluntária obrigatória” das crianças é puramente formal e a assembleia torna-se um grupo de pessoas que apenas passam o tempo. No entanto, este artigo apresenta exemplos positivos de assembleias escolares activas, criativas e colaborativas.
Como se formam e funcionam as assembleias de escola activas?
Um pré-requisito para o bom funcionamento do parlamento escolar é que os educadores encorajem ativamente as crianças a interessarem-se pelo trabalho no parlamento. A tradição, a história e as actividades desta organização nas escolas também desempenham um papel importante. É sempre uma boa ideia misturar membros que já são activos com novos membros que ainda estão a aprender o seu papel no funcionamento da assembleia. Por este motivo, é aconselhável realizar todos os anos uma eleição suplementar para os alunos que saem da escola. Desta forma, os alunos mais jovens que não participaram anteriormente na autonomia da escola tornam-se novos membros do conselho. Desta forma, assegura-se a continuidade do conselho de escola. Outro aspeto importante é a ordem de trabalhos da assembleia, que deve especificar objectivos com os quais todos os membros da assembleia se possam identificar. Ao mesmo tempo, o programa deve refletir as suas necessidades e desejos.
Exemplos de actividades do conselho escolar
Exemplos típicos de actividades do conselho escolar incluem a melhoria do ambiente e dos arredores da escola (pintura, desenho, áreas de descanso), a melhoria do ambiente escolar e a organização de mais actividades de lazer. As actividades de apoio a causas caritativas são também comuns (por exemplo, ajudar animais em vias de extinção, ajudar crianças em África). O mais interessante, porém, são os eventos que geram fundos para os alunos utilizarem em boas causas. As feiras escolares, em que os alunos vendem produtos que fabricaram com os seus professores, são um bom exemplo disso. A utilização dos fundos angariados é decidida por votação de todos os alunos da escola através dos seus representantes no conselho escolar. Os fundos utilizados para comprar jogos de tabuleiro para o lar de idosos pareceram muito impressionantes. Os jogos de tabuleiro são jogados não só pelos idosos entre si, mas também pelas crianças da escola com os idosos. Isto cria amizades intergeracionais mutuamente enriquecedoras.
Os exemplos de boas práticas acima referidos justificam a existência de conselhos escolares bem geridos. Ativar crianças e professores, promover a sensibilização para a escola, melhorar o clima escolar através da partilha de experiências e ajudar as crianças a desenvolver competências que lhes permitam participar de forma significativa na sociedade e na vida adulta.
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